Charuto Partagas D4

Hoje vamos degustar um queridinho entre os charuteiros, o charuto Partagas Série D No. 4 ou para os íntimos, o Partagas D4. O Partagas D4 é o robusto cubano mais vendido em todo o mundo e não é para menos, ele é um dos charutos com um dos blends mais saborosos que você pode encontrar. O tabaco do D4 é da fábrica Partagas, conhecida por seu tabaco encorpado, mas o Partagas D4 é um charuto intenso no sabor, mas que não é agressivo ao paladar.

Bem, essa é uma pequena história de sucessos passados mas as avaliações de charutos precisam ser datadas pois os charutos são como os vinhos, ou seja, são safrados. Há anos que chove muito em Cuba, há outros anos que as plantações são devastadas por furacões, resumindo, você pode fumar um Partagas D4 de 2015 que estava maravilhoso, e outro de 2016 que já não está tão maravilhoso.

Este D4 que vou degustar é de Dezembro de 2016, ou seja, estou fumando em 2018, o que dá mais ou menos 2 anos de maturação extra em caixa.

O aroma a frio na caixa está maravilhoso, com um leve toque de frutos secos no aroma. A construção do charuto é perfeita, com uma bela capa Habano de tom médio, bem lisa e com pouquissimos veios.

Mas vamos ao tiro. O charuto mostra um fluxo bom, e nada de irritação na garganta ou na língua, o tabaco vai se mostrando rico e cheio de aromas, com um toque amadeirado e bastante couro. O sabor vai se intensificando, mas sem perder o equilíbrio. Uma degustação maravilhosa até o momento.

 

Chegando no terço final, o charuto chega ao ápice. Notas mais exóticas com um leve cítrico no retrogosto e muito aroma de couro curtido no ar com uma fumaça densa e cremosa.

Veredito final: Este Partagas D4 de Dez 2016 está sensacional. Um tabaco intenso, cheio de nuances e cheio de aromas secundários. Excelente! Nota 9,6.

Pontos Positivos

  • Muito Saboroso
  • Tabaco Rico e Complexo
  • Cheio de Aromas Secundários
9.6

Excelente

Esqueceu a senha